sábado, 29 de agosto de 2015

Espaço da Leitura

Tendo em vista, o interesse da minha turma 4 e 5 A, da Escola de Educação Infantil Sesquinho de Tramandaí, pelas diferentes formas leituras, criamos através de sugestões o Espaço da Leitura em nossa sala, para que as mesmas possam apreciar os distintos momentos em nosso cotidiano,de forma diferenciada!
 Segundo Sariane da Silva em seu artigo Espaço e Tempo de Leitura na Educação Infantil: O que seriam os espaços de leitura em educação infantil?
 Dentro desta ideia dos cantos temáticos, cabendo aqui lembrar que a organização da sala de aula por cantos temáticos trata-se de uma questão de concepção de ensino e aprendizagem e não somente de uma receita de como dispor os móveis e utensílios, poderíamos pensar que o espaço de leitura resumir-se-ia em um canto onde tivesse uma prateleira, ou outro móvel que valesse como tal, com livros infantis e um tapete com almofadas. Sim, este canto, assim por muitos organizados, também é um componente importante na organização dos espaços de leitura em sala de aula, mas ele por si só não garante que estejamos formando leitores desde a educação infantil. E, ainda que seja um espaço importante/necessário para a composição do ambiente de sala de aula, é preciso, como professor e também responsável pela organização deste espaço, estar atento a alguns aspectos:
• Os livros infantis a disposição das crianças devem ser livros que despertem seus interesses de algum modo. Ou por serem livros atraentes pela forma (livro de pano, de papelão, de plástico...), pelas cores, ou por serem livros interativos, ou ainda por serem conhecidos do grupo e que dão prazer em estarem sendo relidos pelas crianças.
 • Não necessariamente este canto de leitura precisa ser composto apenas por livros infantis industrializados. Todo e qualquer portador de texto 3 é bem-vindo neste ambiente: jornais, revistas, folders, livros confeccionados pelos alunos, gibis, álbuns de vários tipos.
 • Seria bem vindo também neste canto um aparelho de som onde as crianças poderiam ouvir tanto histórias, como músicas em cd’s ou fitas cassete. Sabe-se que hoje em dia, devido à variedade e a qualidade das produções para as crianças, em se tratando de cd’s, podemos contar com estes outros recursos para a literatura,
 Desta forma, estamos aperfeiçoando constantemente este espaço de tal maneira que fique convidativo para as  crianças, onde elas expressem de distintas formas seus repertórios de  cultura e arte através da Literatura Infantil!

Referência 
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/emilio/autoria/artigos2006/10espaco_e_tempo_leitura_ed_infantil_sariane.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário