PROJETO: ANIMAIS
TITULO: Os Animais em minha vida.
Professora: Fabiane Turma: Jardim I
Justificativa- O tema Os Animais em minha vida surgiu através da história TIM, O TIGRE que a colega Maria Eduarda demonstrou na rodinha assim despertou o interesse das crianças, curiosidades relacionadas às esses bichinhos especiais que fazem parte de nossa vida. Além disso, o tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a eles.
Objetivos específicos:
- Trabalhar com a preservação da natureza;
- Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
- Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças);
- Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
- Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
- Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
- Identificar como vivem os animais;
- Iniciar a construção do conceito lógico - matemático: baixo/alto, maior/ menor, igual/ diferente e as diferentes formas geométricas e quantidades;
- Estimular a oralidade.
Procedimentos:
- Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
- Desenvolver atividades lúdicas;
- Desenvolver atividades matemáticas;
- Trabalhar jogos e brincadeiras;
- Elaborar cartazes, trabalhos em equipe;
- Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
- Desenho, pintura e colagem;
- Pintura com giz de cera, lápis de cor e tinta tempera;
- Rodas de conversas;
- Elaboração de retratos das crianças com os animais;
- Músicas.
Conteúdos Norteadores
∙ Noções matemáticas (grande/pequeno alto /baixo, igual/diferente, menor /maior)
∙Formas geométricas;
∙ Criação oral de histórias em grupo;
∙ Rimas e poemas;
∙ Iniciação à dramatização;
∙ Interpretação oral de histórias;
∙ Percepção auditiva e visual;
∙ As cores;
∙ Correspondência um a um, por cor, tamanho e forma;
∙ Valores;
∙ Educação Ambiental;
∙ Animais domésticos e selvagens;
∙ Dia e Noite/ Sol e Chuva;
∙ Localização ( zona rural e urbana)
Avaliação:
A avaliação será um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Profª Pabi, parabéns pelo blog!! Esta ficando um encanto, continua postando que vou sempre passar por aqui. Beijos Juliete Encanto das Neves
ResponderExcluirOie, que honra ter a JULIETE, seguidora do meu blog.... pode deixar vou contninuas a postar..bjoooo
ResponderExcluir