Este quadro tem o objetivo de demonstrar um pouco do projeto que está sendo desenvolvido na Turma D, na Escola de Educação Infantil Sesquinho, o mesmo salienta os questionamentos dos alunos, as descobertas e criações das crianças feitas a partir dos conhecimentos adquiridos através de pesquisas, informações com as famílias e oficinas relacionadas com o tema.

“O nascimento do pensamento é igual o pensamento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio e a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de ser especialistas em ferramentas do saber deveriam ser especialista em amor: intérpretes.”(RUBEM ALVES)
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Barraca da Leitura
Se faz necessário a criação de espaços, cantinhos, lugares que são reservados para acolher as crianças e promover o gosto pela a leitura. Pois é através deste que as mesmas têm a oportunidade de escolher as histórias que desejam ouvir e até mesmo realizar a leitura de imagens (Educação Infantil).
Pensando nisso construímos a Barraca da Leitura em minha turma, com intuito de despertar neles o interesse pelos os livros e até mesmo um espaço no qual eles mesmos possam criar e construir suas brincadeiras.
Contamos com a parceria da mãe de um dos nossos alunos Maria Ester (https://www.facebook.com/mariaester.correa.5?fref=ts) que tens grandes habilidades para a confecção de diversos materiais.
Visto isto, já utilizamos de tais habilidades para realizarmos uma oficina de almofadas com ela para tornar mais aconchegante este espaço em nossa Sala!
terça-feira, 2 de setembro de 2014
CAIXA MÁGICA
Para criar o gosto de contar histórias, confeccionei com a minha turma a Caixa Mágica!!
Para trabalhar este recurso com a minha turma, coloquei vários objetos dentro da Caixa e a medida que eles foram descobrindo os objetos que ali estavam contavam uma história referente ao objeto.
Após esta contação, combinamos que cada criança de cada vez iria levar a Caixa para casa e colocar dentro um objeto e fazer com que o colega adivinhasse e no decorrer da explicação eles iriam contar a história sobre o que trouxeram para compartilhar com a turma.
Outra forma de trabalhar a Caixa Mágica é sugerir para as crianças compartilharem livros com histórias vivenciadas por eles.
A Caixa Mágica pode torna-se um momento em que todos podem expressar seus sentimentos, fantasiar sobre os personagens envolvidos e viajar juntos no mundo da imaginação.

Assinar:
Postagens (Atom)